Você sabia que os bebês nascem com vários reflexos primitivos, que entram em ação para a sobrevivência. O fotógrafo newborn deve entender os reflexos do recém-nascido para saber como lidar quando acontecer e evita-los. Quanto mais novinho o bebê é, mais intensos são os reflexos primitivos do bebê, na maioria dos casos. Tais reflexos vão sumindo conforme o tempo, mas a intensidade e o momento em que param completamente varia de bebê para bebê. Os principais reflexos são: moro; preensão palmar e plantar; babinski; procura; sucção e galant.
REFLEXO DE MORO : Mais conhecido como " susto", trata-se do reflexo segundo o qual o bebê abre e fecha os braços bruscamente, quando se sente inseguro ou tem a sensação de estar caindo. Durante a gravidez o bebê tinha toda a parede uterina que o protegia na barriga da mãe. Lá dentro ele não tinha muito espaço para se mexer, e sentia-se acolhido e seguro. O nascimento é um impacto por si só, ele muda desse mundo aconchegante e envolvente para um universo cheio de espaço. Esse espaço todo causa uma sensação de insegurança, porque ele não está mais envolvido e protegido pela barriga da mãe. É por esse motivo que bebês gostam tanto quando estão enroladinhos, porque remete à segurança do útero
REFLEXO DE PREENSÃO PALMAR E PLANTAR: Esse reflexo é ativado na palma da mão do bebê. Sabe quando o bebê segura o dedinho da mão da mamãe? É reflexo. Esse reflexo é ativado quando encostamos o dedo na palma da mão dele, e assim ele fecha a mão e segura o que estiver dentro. Esse mesmo reflexo também acontece na planta do pé do bebê, quando você encosta na região perto dos dedos na planta do pé, o bebê também tenta fechar os dedinhos.
REFLEXO DE BABINSKI: Este também é um reflexo que acontece nos pés dos bebês. O Reflexo de Babinski, diferente do de Preensão Plantar, acontece na lateral dos pés. Esse é um reflexo que eu queria muito que existisse para as mãos! Quando você passa o dedo na lateral do pé, o bebê espalma os seus dedinhos. Imagine só se o bebê estivesse com a mão completamente fechada e tensa, e só de encostar na lateral da mão isso acontecesse? Sonho! Mas infelizmente não existe, apenas para os pés mesmo.
REFLEXO DE PROCURA: Esse reflexo é estimulado na bochecha do bebê. Se a criança tiver o Reflexo de Procura bem intenso, qualquer toque na bochecha vai fazê-lo procurar algo daquele lado, por isso o nome. Quando você colocar o bebê em uma posição em que ele encoste muito o rostinho em alguma coisa, ele pode ficar agitado tentando procurar o que tem daquele lado.
REFLEXO DE SUCÇÃO : O Reflexo de Sucção não é um aviso de que o bebê está com fome. Pelo menos, não necessariamente. É apenas um reflexo. Uma boa forma de você entender mais a relação do bebê com esse reflexo, é perguntar para mãe se ele chupava o dedo na barriga. Existem muitos casos em que a mãe vai fazer um ultrassom e o bebê aparece com o dedão na boca. Isso acontece para que ele possa “saciar” esse reflexo.
REFLEXO DE GALANT: Esse reflexo é ativado nas costas do bebê, normalmente há mais sensibilidade na lateral do que no meio, mas é possível ativá-lo em toda as costas da criança. O toque mais suave é mais propício para ativar esse reflexo. Quando o Reflexo de Galant é ativado, o bebê tende a mexe as costas como se algo estivesse incomodando.
Não precisa ter medo ou receio desses reflexos cada um deles é totalmente normais, alguns bebês tem alguns mais fortes e outros não, isso varia muito de bebê para bebê, alguns desses reflexos são muito fofos e nos trás uma sensação muito gostosa como por exemplo o reflexo de pressão palmar, afinal amamos quando o bebê segura nosso dedo.
Fonte: Livro Treinamento Newborn - Bel Ferreira / Livro Guia Pratico para Fotografar - Paloma Schell