"Meu segundo filho teve muita cólica ate os 3 meses de vida, foi um tempo bem difícil, e doloroso, ele sofria, eu sofria. Nos primeiros 20 dias de vida ele já apresentava dificuldade se fazer cocô e soltar gases, fazia massagem, controlava a minha alimentação, ele se alimentava exclusivamente do leite materno, mas mesmo tomando todos os cuidados para evitar a cólica e para aliviar as dores, ele ainda tinha muita cólica. Ele chegou a ficar 10 dias sem fazer cocô depois que saímos da maternidade. Infelizmente não tinha o que fazer para acabar com aquelas dores definitivamente a não ser esperar passar, e assim aconteceu, chegou um dia em que tudo melhorou!"
Existem alguns tipos de cólicas e fases do bebê mais características, o primeiro tipo de cólica é a da fase, normalmente um bebê de até 15 dias não teria cólica, segundo as características normais, já que não faz parte dessa fase. A cólica é um processo normal de desenvolvimento do bebê que, normalmente, começa a partir do décimo quinto dia de vida e se estende até os três meses. Mas existem bebês que sentem cólica desde que saem da maternidade, por alguma razão. Muitas vezes é maturidade do intestino, que ainda está passando por um processo de desenvolvimento da flora intestinal do bebê, o que ocasiona na cólica desde o dia do nascimento. É normal as mães que chegam no meu estúdio estarem com o remédio que o pediatra receitou porque o bebê já saiu da maternidade gritando de dor ou apresentou fortes cólicas na primeira consulta com o pediatra.
Também é possível ter cólica por conta dos gases. O bebê não está na fase, nem saiu da maternidade com cólicas. Mas às vezes acontece de ele simplesmente estar com gases. Na maioria das vezes o bebê tem gases porque engoliu ar, ou até por causa da fórmula, no caso dos bebês que tomam. Não existem comprovações científicas, mas acredita-se que a alimentação da mãe que amamenta também pode refletir nisso. Uma coisa que aconteceu comigo e percebi nas fezes do meu filho é que quando eu comia mamão ou tomava algum remédio para ajudar no meu intestino, refletia direto no intestino dele, ou soltava um pouco o intestino, ou ele sentia mais dores, ou as duas coisas juntas. Mas como disse não da pra saber, a não ser tentar evitar para ajudar o bebê o máximo que podemos.
O QUE FAZER PARA ACALMAR A CÓLICA
O primeiro passo para acalmar a cólica é entender qual a razão, de onde ela vem, se é gases, se ele já tem essa predisposição, se é vontade de fazer cocô, etc. Sempre observar a frequência que o bebê faz cocô e o aspecto e cheiro do cocô, isso também ajuda muito a identificar a cólica . O segundo passo é a massagem. Existem dois tipos de massagem para cólica do bebê. Quando o bebê está com gases ou quando precisa fazer cocô, geralmente o bebê apresenta uma barriga alta costumo dizer barriga de baiacu rsrsrs, você consegue perceber que a barriga dele está cheia, bem estufada. O tipo de massagem para essa situação é bem simples. Posicione o seu dedão e o seu dedo do meio em formato de pinça, coloque um de cada lado da barriguinha e faça movimentos circulares. Alguns bebês se agitam com essa massagem e outros se acalmam bastante.
Você também pode fazer uma massagem com as perninhas. Pegue as duas perninhas do bebê e pressione contra a barriga. Mas preste atenção, não faça uma pressão que machuque e nem uma tão leve a ponto de não ajudar em nada. Depois de pressionar, segure um ou dois segundos e solte as perninhas. Quando você pressiona a barriga, também pressiona o pulmão, a pausa é essencial para que ele continue respirando normalmente. Então pressione um pouquinho e volte ao normal, repetindo por alguns minutos.
Nesse mesmo formato, você também pode fazer a bicicletinha. Levante um joelho do bebê de cada vez e vá pressionando a barriga nesse movimento, que realmente simula o movimento que fazemos para andar de bicicleta. Nessa hora você vai perceber se o bebê estiver pronto para evacuar, e se for gases, ele começará a eliminar. Em casos raros o bebê fica irritado com a massagem e começa a tensionar as pernas, fazendo a força contrária. Se isso acontecer, eu aconselho que você pare e encontre uma outra forma de acalmá-lo. Outra alternativa é colocar o bebê de barriga para baixo pode ser bem efetivo, usar compressa de agua quente, e segurá-lo de pé apoiando a barriga dele em você.
Fonte: Livro Treinamento Newborn - Bel Ferreira